Humor industrializado na tv aberta

Por que a comédia tem tanto em comum com molho de macarrão enlatado?


Reprodução - "Nós na Fita"

Sabe aquele molho de tomate que trás escrito na caixinha que é feito com os melhores tomates, sem ou quase sem conservantes, blablablá e que tem o sabor da comida da sua avó? Aí você o coloca no macarrão e tem a triste constatação que é só mais um molho industrializado! Pois é, assim que me sinto com relação aos comediantes que vão pra Tv Globo.
Não é que a Globo não saiba fazer televisão, longe disso. Como o caso do molho, eles selecionam os melhores ingredientes: Diretores renomados, câmeras precisos, editores impecáveis, melhores equipamentos técnicos, atores talentosos e vocacionados e um infinito arsenal holliwoodiano. Mas o que deu errado então? Por que razão a dupla engraçadíssima do “Nós na Fita” se juntou a todo esse aparato e ficou tão péssimo? Por que Marcelo Adnet que tanto sucesso fazia na MTV virou só mais um atorzinho? Por que tem tanto ator bom fazendo Zorra Total, o programa mais sem graça da TV? A resposta? Apenas uma palavra: Enlatado! Sim, isso mesmo! Assim como o molho, a comédia na TV é mais um produto industrializado, feito apenas pra gerar lucro, não pra dar prazer (a quem faz e a quem assiste) e fazer rir.
Vale à pena ter uma audiência em programas fadados a acabar? Com exceção do Zorra Total e outros 2 ou 3, todos os demais acabaram tendo que ser tirados do ar e substituídos por outros. E os que sobrevivem, o fazem porque são constantemente mudados desde a essência, mudando atores, bordões e até a proposta principal, lançando de tempos em tempos uma nova “modinha”. O controle remoto é um dos eletrônicos mais democráticos que existem, mas muita gente não o utiliza com sabedoria. Às vezes, melhor que mudar de canal, é usar o botão “Power” e ser bastante feliz no mundo real!


Nenhum comentário