5 coisas que você não vai acreditar que não estão na Bíblia!

Como um povo predominantemente cristão, os ocidentais pensam que sabem muito bem a Bíblia. Mas nem todos percebem que muitas das características mais emblemáticos do cristianismo nunca foram mencionadas pelo livro santo ou pela igreja, mas sim obras nascidas da criatividade de poetas ou artistas.
Coisas como:

5. Anjos
A imagem de um anjo é tão reconhecível que se pode identificar imediatamente se alguém fizer a sua silhueta em um pouco de neve. Eles são pessoas brilhantes, com duas asas brancas e, ocasionalmente espadas; Se sentam nas nuvens arrancando solos de harpa impressionantes e ao mesmo tempo protegem os seres humanos do perigo.
O único problema é ...
Existem sim, anjos na Bíblia. Mas se você encontrar por ai alguns dos anjos que ela descreve, você provavelmente precisará de uma arma debaixo da sua cama pra conseguir pegar no sono pelo resto da vida .*

* NOTA: isto é uma piada. Se você se deparar com um anjo, não vá atirar com uma espingarda, ok?

Existem vários tipos de anjos na Bíblia e você provavelmente já ouviu falar sobre alguns como: arcanjos, querubins e serafins. Eles todos parecem diferentes, e poucos realmente têm asas. Os serafins, realmente têm asas, alias são 6 (seis) asas e precisam de todos elas para cobrir seu corpo, para que não ceguem / queimem quem tiver o azar de topar com um deles.Este, ao lado, é um serafim, tentando com todas as suas forças não te queimar vivo. 

Depois, há os tronos, que são descritos na Bíblia como "rodas dentro de rodas", aros repletos de olhos. Seja como for, temos certeza que pode nos ver.
Então nós chegamos ao mais belo da ordem dos anjos, os querubins. Como todos nós sabemos, um querubim é o anjo de bebês, geralmente descrito com um pequeno arco e flecha e uma folha de proteger suas partes. Só que em Ezequiel 10:14, ele é descrito como assustadora monstruosidade quatro faces, o rosto de um homem, uma águia e um leão.


Na verdade, as idéias que conhecemos, vieram de pintores que tomaram liberdade, quando retratando anjos, de como colocar capas de super-heróis, dando-lhes asas. Era uma forma visualmente interessante para identificar um anjo em uma pintura cheia de rostos. À arcanjos como Miguel e Gabriel, foram dadas vestimentas militares contemporâneas.

Querubins em particular, não tiveram a sua reforma extrema até que escultores da Renascença reaveram a antiga prática de putti, que mostrava bebês fofos dançando e brincando em túmulos infantis. A redescoberta e reimplementação destas pequenas fofuras trouxeram a voga os Cupidos, como demonstrado por Ilaria del Tomba di Carretto:

Os bebês nus dançando fazem desse túmulo, algo menos inquietante.
Por último, a coisa sobre as harpas foi na verdade inventado por John Milton, que escreveu sobre os anjos "plucking harps" em Paradise Lost , apenas porque era a coisa mais fofa que ele podia inventar.





4. O diabo é vermelho e tem chifres, um tridente e pernas de bode 

O Diabo, também conhecido como Satanás, Belzebu, Lúcifer, o Príncipe das Trevas, o Sr. Scratch, Old Nick e Al Pacino, possui pele vermelha, tem chifres e é o criador do Heavy Metal. Ele também é um jogador e um empresário, disposto a fazer apostas ou contratos com você. Ele lhe concede desejos ou habilidades musicais em troca de sua alma imortal. Ele se parece com essa imagem ao lado.

O único problema é que nem um centímetro disso está na Bíblia. Nem mesmo o cavanhaque. Então, o que parece Satanás, como na Bíblia? Nós não sabemos - ele nunca foi fisicamente descrito, exceto quando ele visita Eva em forma de serpente, e de qualquer modo, alguns pensam que a serpente no Jardim do Éden não era realmente Satanás. Tirando isso, ele é apenas uma voz fantasma.
A verdade é que esses conceitos vieram de artistas medievais que queriam retratar visualmente o diabo, tinham que tomar um pouco de licença poética, em geral, qualquer que seja o desenho parecia mal no momento. Nenhuma fonte é responsável pela representação comum de Old Nick, mas ele pegou pedaços de seu tradicional traje com  o passar do tempo.
O tridente é um acessório muito popular nos deuses gregos e romanos. Os chifres? Possivelmente, roubado de animais de Culto de religiões que o cristianismo não gostava. Os estudiosos acreditavam que Satanás tinha pernas de bode no século 19, durante o período romântico, quando, neopaganismo entrou em voga e um monte de escritores, poetas e artistas começaram a usar Deuses Gregos como fonte de sua inspiração.Imagine esse cara ao lado com um tridente.
Quanto ao hábito famoso do diabo de brincar com a alma das pessoas, isso não é verdadeiro também. Apesar do seu trabalho de seduzir as pessoas para o pecado, nunca concede a ninguém poderes milagrosos. Temos que agradecer a uma velha lenda alemã por isso. A lenda de Fausto, que se tornou popular, quando foi encenada por Christopher Marlowe, conta a história de um médico que fica entediado e decide fazer um acordo com Lúcifer em troca de conhecimentos, convertendo o diabo de Príncipe das Trevas a um obscuro vendedor de óleos de cobra.

3. O Santo Graal 

O cálice que Jesus bebeu na Última Ceia é o último tesouro perdido, tendo-se tornado uma expressão para algo muito procurado ou que pode mudar o mundo. E enquanto a franquia Indiana Jones parece pensar que beber do cálice lendário irá conceder-lhe a vida eterna e curar as feridas de bala, o tipo exato de poderes mágicos que podemos esperar para obter quando nos encontramos é uma questão de disputa.
Além disso, há a questão de saber se é um copo, uma tigela ou, como Dan Brown especula, uma santa vagina.
O único problema é que se você tentar encontrar a história do copo mágico na Bíblia, você vai acabar ficando confuso, pensando que você já tem uma versão abreviada ou algo assim. Embora a Bíblia faça menção a Jesus usando um copo durante a Última Ceia, o cálice em si não é considerado mais importante do que qualquer outra coisa na cena. Isso faria tanto sentido quanto dizer que a própria mesa é santa, ou as cadeiras, ou o menu, ou as sobras, ou a ponta.


O Santo Graal foi invocado pela primeira vez apenas como uma trama de condução na lenda do Rei Arthur. Mesmo assim, o item que o exército de Arthur procurava não era um copo, era um caldeirão mágico.
Foi o poeta francês Chrétien de Troyes, que reinterpretou a lenda do rei Artur em busca do Santo Graal. E mesmo assim, o Graal não foi uma taça, mas sim algo semelhante a um bom prato de servir.


2. O Anticristo 

Uma simples pesquisa no Google sugere que Obama é Anticristo. Aqui no Brasil o Ex-Presidente Lula também é um forte candidato a tal posto. Claramente há um enorme pedaço do mundo à espera de alguém para vir e cumprir a velha profecia bíblica: Um líder carismático vai enganar o mundo inteiro, a ascensão ao poder, instaurar um regime ditatorial e em todo o mundo e (finalmente) trazer o apocalipse. Existem seitas religiosas inteiras que ficam com olho aberto para o menor sinal de fala suave do fim dos tempos, que irá desencadear a destruição de tudo que conhecemos e amamos.
O único problema é, o Anticristo é mencionado apenas quatro vezes na Bíblia, e toda vez que ele é descrito da mesma forma:
"Muitos enganadores, que não reconhecem que Jesus Cristo veio em carne e osso, têm saído pelo mundo. Qualquer pessoa tal é o enganador e o anticristo." (2 João 1:7)
O Anticristo é qualquer um que não crê em Cristo. O "anti" é basicamente a usado da mesma forma que é usado quando dizemos que alguém é "anti-guerra". Então, quem quiser acusar Richard Dawkins de ser o Anticristo é realmente inteiramente correto, e ele vai concordar com você.
A verdade é que o anticristo veio de personagens do livro do Apocalipse, que ajudarão a introduzir o Fim dos Dias na Terra: por exemplo, há um falso profeta, que se parece com um cordeiro e fala como dragão. E depois temos "A Besta" do Apocalipse 13, que é descrito como "a que sai do mar" com 10 chifres e sete cabeças, 10 coroas e outras partes do corpo que nem sequer se assemelha a um corpo humano.

Após à Idade Média que o Anticristo passou a ser retratado como um cara ao invés de um monstro com várias cabeças enormes. Assim, o Anticristo, como uma figura da cultura pop nasceu. Inúmeros romances (como o best-seller mundial série Left Behind) e filmes ajudaram a empurrar o conceito de hoje.
Então, para resumir, milhões de pessoas estão esperando o que acreditam ser o cumprimento de uma profecia bíblica antiga que é, na realidade, reunidos a partir de pelo menos três diferentes personagens da Bíblia, com um pouco de O Bebê de Rosemary.

1. Inferno: tudo que seja do Fogo 

O inferno é um lugar de tormento eterno, um reino de incessante sofrimento para todos os pecadores, hereges e infiéis. É uma terra de fogo e enxofre organizados em nove círculos e cheio de diabinhos e demônios que fazem punições de modo cruelmente irônico para toda a eternidade. Acima de todos está Satanás, que provavelmente se senta em um trono feito de crânios ou algo assim.

Seríamos mais impressionados com uma poltrona de fêmures.
O único problema é que de tudo isso, a única parte que você vai encontrar na Bíblia é o fato de que o inferno é uma porcaria e que tem fogo (a partir de passagens como Mateus 13:42: "E lançá-los na fornalha de fogo: ali haverá choro e ranger de dentes. ")
Clique Para Ampliar.
Tudo veio, como de costume, de artistas e escritores, que pegaram as descrições vagas e mandaram brasa (com a licença pro trocadilho). O entendimento do inferno como uma caverna subterrânea ardente cheia de lava e demônios empurrões de flautas no seu traseiro para toda a eternidade, se deve a sua popularidade em grande parte à medieval equipe de Dante e Hieronymus Bosch.
O inferno de Dante popularizou a idéia de inferno de nove níveis atiradores de primeira pessoa. Foi pioneiro no conceito de que prisioneiros do inferno estão sujeitos a torturas ironicamente relacionadas com os pecados que os trouxe ali. Como o "aduladores", que passaram a vida falando besteira, e foram forçados no inferno a "afundar na merda" para toda a eternidade.
Em seguida, o artista holandês, Bosch, veio e pintou oquadro que se vê a esquerda.

Quanto a Satanás ser o governante do inferno, é um equívoco que podemos provavelmente culpar John Milton. Em Paradise Lost, Satanás diz: "Melhor reinar no inferno do que servir no Céu". O inferno é péssimo para todos, incluindo os diabinhos e demônios. De acordo com a 2 Pedro 2:4: "Deus não poupou os anjos quando pecaram, mas mandou para o inferno, colocando-os às cadeias da escuridão, a realizar, para julgamento."
Muito bem, cadeias e prisões... para eles! Sem fortalezas de ferro, sem tronos de fogo etc., tudo isso é do universo aumentado da Bíblia e da ficção de fãs.

Versão Brasileira: Thiago Freitas - HATIGO

15 comentários:

  1. Possivelmente o anti cristo foi uma forma da igreja ilustrar os filósofos do período, salvo engano, Aristóteles teria encontrado e tido uma conversa com cristo.

    ResponderExcluir
  2. Vocês não sabem nada da Bíblia e ficam inventando histórias mentirosas, tirando o foco da verdade...A Bíblia para ser compreendida é necessário estar em comunhão com Deus, coisa que vocês não sabem...E pra avisa-los, o anti-cristo será uma pessoa muito influente no mundo, que afirmará poder resolver todos os problemas do mundo, mas com finalidades malignas. Aí daquele que desviar do caminho certo, esse não verá e glória!
    Pensem bem e se convertam!

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente....os anjos que estão ao lado de Deus são esses que tem 6 asas....e se voce nao leu bem....essas asas protegem eles...duas para o rosto..para que nao ceguem eles..porq a face de Deus nem eles conseguem ver...olha cara..ler mais a biblia antes de postar bobagem cuidado nisso

    ResponderExcluir
  4. gostei muito do artigo, parabens. só um detalhe: a biblia descreve sim a aparencia do diabo, como a passagem que cito abaixo(pelo menos a igreja interpreta ser justamente do diabo que esta passagem de Ezequiel está esclarecendo:

    12. Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada.
    13. Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas, estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.
    14. Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo.
    15. Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti.
    16. No desenvolvimento do teu comércio, encheram-se as tuas entranhas de violência e pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo.
    17. Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; precipitei-te em terra, e dei com isso um espetáculo aos reis.
    18. À força de iniqüidade e de desonestidade no teu comércio, profanaste os teus santuários; assim, de ti fiz jorrar o fogo que te devorou e te reduzi a cinza sobre a terra aos olhos dos espectadores.
    19. Todos aqueles que te conheciam entre os povos ficaram estupefatos com o teu destino; acabaste sendo um objeto de espanto; foste banido para sempre! (Ezequiel 28, 12-19.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os trechos e descrições foram tirados da própria bíblia. Se tiver uma olhe as passagens.

      Excluir
  5. Blog Gu CATedRAL, Mto bom teu comentário! Se tivesse essa informação a tempo a colocaria na postagem.

    Aos demais, essa postagem não é de minha autoria, como descrevi abaixo do texto, apenas adaptei ao português. Ainda assim não há nenhum erro grave no que diz ai.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. fato que podemos confirmar é que nos tempos antigos as pessoas retratavam fenômenos que não puderam explicar por não ter conhecimento certo, então retratavam figuras míticas poderes divinos etc. para explicar os acontecimentos, se pararmos e reparar nas outras culturas, as mitologias tem historias totalmente iguais, minha opinião é se tais poderes míticos guerras de deuses, anjos subindo escadas, por que eu nunca vi isso acontecendo hoje, o fato é que a maioria das pessoas se apegam a fé e são prisioneiras da mente levando ao bíblia ao pé da letra, eu interpreto a bíblia como um fato histórico cientifico igual ao que as outras mitologias afirmam, os primeiros livros da bíblia segundos pesquisas serias da ciência foram escritos a 1445 e 450 a.C., e a civilização suméria datam a mais de 4000 anos a.C. não se apeguem a um livro sem saber a verdadeira historia do homem e ignorar as descobertas da ciência

    ResponderExcluir
  7. fato que podemos confirmar é que nos tempos antigos as pessoas retratavam fenômenos que não puderam explicar por não ter conhecimento certo, então retratavam figuras míticas poderes divinos etc. para explicar os acontecimentos, se pararmos e reparar nas outras culturas, as mitologias tem historias totalmente iguais, minha opinião é se tais poderes míticos guerras de deuses, anjos subindo escadas, por que eu nunca vi isso acontecendo hoje, o fato é que a maioria das pessoas se apegam a fé e são prisioneiras da mente levando ao bíblia ao pé da letra, eu interpreto a bíblia como um fato histórico cientifico igual ao que as outras mitologias afirmam, os primeiros livros da bíblia segundos pesquisas serias da ciência foram escritos a 1445 e 450 a.C., e a civilização suméria datam a mais de 4000 anos a.C. não se apeguem a um livro sem saber a verdadeira historia do homem e ignorar as descobertas da ciência

    ResponderExcluir
  8. primeiro vc nao precisa ver um anjo pra sabe que ele esiste vamos se lenbra de uma pasagem biblica que jesus disse ao povo : quem grer em mim mesmo que nao tenha me visto tera um luga no paraiso. pois jesus esplicou que nao presisa ver ele pra agredita nele pois na biblia fala de muitas pessoas que sem ve ele agreditavam nele e tanbem pessoas que so agreditavam quando via ele pois o mais lenbrado que nao agreditou na ressureiçao de jesus foi o apstolo tome que so agreditou quando tocol nas maos nos pes e no lado pois ele virou santo porque pidiu perdao a jesus e jesus o perduou . entao nao presisa ver um anjo ou querubim ou serafim pra sabe que esiste pois quando uma pessoa vai no cemiterio ou na igreja ou ainda acente uma vela encasa ou tive em horas dificeis sente a presença dos anjos em sua vouta que jesus disse : onde tive dois ou tres pensanto ou tiverem em hotas dificeis ou citando o meu nome estarei no meio deles

    ResponderExcluir
  9. primeiro estude português depois comente

    ResponderExcluir
  10. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK'
    Sinceramente, à uma pessoa q descreve o diabo como um ser de pele vermelha e chifres não se deve dar importancia e nem mesmo o mínimo de atenção...
    Por favor, estude mais sobre satanas porque ele não é uma criação divina e sim um inimigo de Deus (shaitan em hebreu que significa "inimigo")
    Não se deve ter medo do inferno até pporque na biblia não está escrito q Deus fez um inferno para satanás, e se Javé é o criador de tudo q existe satan não poderia ter criado o próprio inferno tá bom gracinha..??

    ResponderExcluir
  11. meu deus... aqui tem muita coisa Revertida sobre as coisas de deus....estude mais a bilbia para depois vc poder passar informações corretas. ficadica..só deu fora ai

    ResponderExcluir
  12. Na boa até Deus rolou do trono agora de rir cm tanta merda escrita por uma mente limitada cm fundamento ateu...kkk vai se converter e buscar entendimento da parte do Espírito Santo antes de escrever essas tolices..na boa

    ResponderExcluir