Como criar um Logo marcante?

Aprenda alguns truques para criar um bom logo.


Anteriormente fiz uma postagem com dicas para um site marcante, dessa vez irei dar dicas para um bom Logo.
O logotipo é um dos elementos gráficos de composição de uma marca, algumas vezes é o único, tornando-se a principal representação gráfica da mesma. É verdadeiramente a representação da identidade de uma empresa. Por essa razão é de extrema importância, um bom e bem pensado design. 
Evidentemente o mais indicado é contratar um experiente profissional da área para fazer esse serviço e não se aventurar e arcar sozinho com eventuais perdas. Mas nem todos estão monetariamente dispostos a gastar com esse tipo de serviço. 
 
Então vamos as dicas para você se virar sozinho:

Simplicidade
Ser simples ao ponto de poder ser reproduzido fielmente em preto e branco,
Ou seja, uma figura clara, e que agregue a mensagem da empresa não só na imagem, mas na forma como ela foi executada e nas suas cores

Imagem Própria
Ser uma imagem criada exclusivamente pro seu serviço;
Nada de ‘roubar’ imagens na internet, nem se usar de logos de terceiros. Crie a sua idéia. Vale sim se inspirar, mas com seu ponto de vista.
Ser uma imagem única e de fácil assimilação. Como acontece com a concha da Shell, a maçã da Apple ou até a suástica do nazismo. São símbolos absolutamente simples e originais, por essa razão são de fácil assimilação.
Cores Coerentes
Utilizar cores condizentes com a idéia de seu serviço e uma boa combinação de cores. Por exemplo, imagine uma banco com cores pastel, ou um berçário com tons berrantes como vermelho e laranja? Não ficaria bem não é? Não há uma regra geral de qual cor usar para tal tipo de serviço. Mas você deve escolher a que melhor identificar a imagem do seu produto. 
Quanto a combinação de cores existem 2 sites que podem te ajudar nesse trabalho, o brasileiro Universo da Cor e o Colours Lovers.



Brainstorm
Na tradução ao pé da letra significa algo como: 'Tempestade cerebral'. Observe muitos logos, seja crítico com eles, aponte falhas mentalmente, estude diversas possibilidades para seu logo, pesquise bastante antes de começar a criar.
Um site interessante para o Brainstorm é o Abduzeedo. Nesse site existem centenas de logos não muito populares, mas muito bem desenhados e podem te ajudar a pensar em alguma idéia.

Finalização
É muito importante estudar o tipo de serviços que você presta e o perfil da sua empresa ou site. Um logo pode adotar um acabamento minimalista (que está muito na moda inclusive) ou um logotipo tridimensional por exemplo. Tudo vai do perfil e do tipo da empresa. Por exemplo, talvez faça mais sentido um logo 3d para uma empresa de jogos digitais (mas nada impede o contrário).

Enfim, saiba das infinitas possibilidades antes de botar a mão na massa. E assim terá muito mais chances de ter um logo marcante.

Nenhum comentário