Origens e curiosidades do Haloween

Conheça um breve resumo da história do Halloween


Jack-o'-lantern
O Halloween ou Dia das Bruxas é um evento tradicional e cultural, que ocorre no dia 31 de outubro nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos.
O historiador Nicholas Rogers, explorando as origens do Halloween, observa que, embora "alguns folcloristas tenham detectado as suas origens na festa romana de Pomona, a deusa dos frutos e sementes, ou no festival dos mortos chamado Parentalia, ele é mais tipicamente ligados ao festival Celta de Samhain. O nome do festival historicamente mantido pelos Gaélicos e Celtas na Ilhas Britânicas é derivado do irlandês antigo e significa aproximadamente "fim do verão".

De acordo com o Dicionário Oxford de Inglês: "Certamente, Samhain era um tempo para encontros festivos, textos medievais e folclore irlandês, mais tarde, irlandeses, galeses e escoceses usaram-no como cenário de eventos sobrenaturais, mas não há evidências de sua ligação com os mortos em tempos pré-cristãos, ou envolvimento em cerimônias religiosas pagãs". 

A lanterna vegetal chamada de "Jack-o'-lantern" em inglês, em Portugal chama-se coca e no Brasil existe um personagem de folclore chamado Cuca. Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral.

A Origem do Nome

A palavra Halloween surgiu no século 16 e representa uma variante escocesa do All-Hallows-Even ("evening"), ou seja, na noite anterior do Dia de Todas os Santos.


Assim sendo, o Halloween, equivale ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os supostos vínculos pagãos. Os países de origem hispânica comemoram o Dia dos Mortos e não o Halloween. No Oriente, a tradição é ligada às crenças populares de cada país.

A Comemoração Pelo Mundo

Espanha
identico ao Brasil. Comemora-se o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro e Finados no dia seguinte. As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas que já faleceram.

Irlanda
Nas áreas rurais, as pessoas acedem fogueiras, como os celtas faziam e as crianças passeiam pelas ruas dizendo o famoso “tricks or treats” (doces ou travessuras).

México
No dia 1º comemora-se o Dia dos Anjinhos, ou Dia dos Santos Inocentes, quando as crianças mortas antes do batismo são relembradas. 
O Dia dos Mortos (El Dia de los Muertos), 2 de novembro, é bastante comemorado no México. As pessoas oferecem aos mortos aquilo que eles mais gostavam: pratos, bebidas, flores. Na véspera de Finados, família e amigos enfeitam os túmulos dos cemitérios e as pessoas comem, bebem e conversam, esperando a chegada dos mortos na madrugada. 
Uma tradição bem popular são as caveiras doces, feitas com chocolate, marzipã e açúcar.

Tailândia
Nesse país, existe o festival Phi Ta Khon, comemorado com música e desfiles de máscaras acompanhados pela imagem de Buda. Segundo a lenda, fantasmas e espíritos andam entre os homens. A festividade acontece no primeiro dia das festas budistas.


Fonte: Wikipedia (EUA)
Wikipedia (BR)
Folha
Guia dos Curiosos

2 comentários:

  1. Chegou o livro mais polêmico e revelador dos últimos tempos!
    = O POMO DE OURO =
    Sinopse: Henrique foi instruído nos mistérios da Maçonaria desde criança e tornou-se um bom Mestre Maçom. Entretanto, por ocasião dos atentados ao World Trade Center, no dia 11 de setembro de 2001, Henrique descobriu coisas tão perturbadoras que fizeram ele se afastar da Maçonaria e isolar-se do mundo, até que sua amiga Eva Cristina foi procurá-lo para ajudá-la a decifrar um código que o pai dela havia deixado numa carta antes de falecer em suas explorações arqueológicas. A partir daí, Henrique se vê obrigado a usar de seus conhecimentos secretos da Maçonaria para ajudar Eva a encontrar e devolver a quem de direito um objeto do qual depende o futuro da humanidade: o pomo de ouro.

    Com uma narrativa dinâmica e envolvente para uma trama repleta de mistério, aventura e reviravoltas, o leitor é apresentado a uma série de contradições envolvendo os atentados de 11 de setembro, se torna conhecedor das mentiras da Igreja Católica e dos mais finos mistérios da Maçonaria, além da interpretação contundente de um conjunto de profecias que parece estar se concretizando a todo o momento em nosso tempo.

    Realidade ou ficção? O Pomo de Ouro é a leitura mais intrigante, misteriosa e polêmica dos últimos tempos. Um livro único e imperdível!

    LEIA 20 CAPÍTULOS DO LIVRO GRATUITAMENTE NO BLOG:
    http://opomodeouro1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. I think the admin of this website is genuinely working hard in
    favor of his web site, because here every information is quality based data.
    Here is my site - online casino games free

    ResponderExcluir