Coração - A Origem do Símbolo

Dia dos Namorados está a cada dia mais próximo, assim sendo, trago a vocês algumas curiosidades relacionadas ao assunto. Hoje, o assunto em questão é o Coração, o desenho.
O homem sempre teve a necessidade de se expressar através de símbolos, transformando, conscientemente ou inconscientemente, objetos ou formas que passam a fazer parte de sua cultura. Eles foram e são fatores paralelos ao entendimento do mundo.
Folha de Hera
Muito antes da descoberta da função de bombeamento do sangue, o coração já era tido como centro da vida, da coragem e da razão. Sendo talvez o símbolo mais universal de todos. Sempre tive a curiosidade de saber de onde e quando, surgiu esse desenho, esse ícone que me fascina, mesmo porque pouco tem a ver com o coração anatômico. Alguns acreditam que sua origem deve-se à semelhança com a folha da hera, que na Antiguidade representava o símbolo da imortalidade e do poder. Plutarco (46-120 d.C.), na obra sobre o mito de Isis e Osiris no Egito, assevera que o pessegueiro era dedicado a esses deuses, por ter seu fruto, a forma do coração. Em conseqüência, a representação anatômica desse órgão conservou durante muitos anos a forma ovalada da fruta.
Pêssegos
A palavra coração deriva do grego e do latim cor, que por sua vez têm origem na palavra kurd do sânscrito, que significa saltar.
A presença do símbolo nas cartas do baralho também é um fato curioso. Ela é atribuída aos franceses. Esse naipe é conhecido por copa em espanhol, coppa em italiano e copas em português, do latim vulgar cuppa, 'taça'. O que parece é que inicialmente os naipes franceses simbolizavam as classes sociais como demonstrado abaixo:




Pesquisando mais a fundo encontrei também outra das prováveis e a mais romântica das teorias. Segundo essa, o símbolo do coração teria sido criado com base nas silhuetas dos Cisnes quando se beijam, por serem animais muito fiéis ao ponto de quando da morte do seu(ua) parceiro(a) o outro entra em depressão o que o leva a morte também.


Nos dias de hoje, o coração, pode ser encontrado também atravessado pela flecha do Cupido e representa mais do que o órgão coração, é o símbolo universal do amor.

Nenhum comentário