Conheça os Sistemas Operacionais mais usados

Sistema operacional é um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema, além de fornecer uma interface entre o computador e o usuário. É o primeiro programa que a máquina executa no momento em que é ligada. O sistema operacional reveza sua execução com outros programas, como se estivesse vigiando, controlando e orquestrando todo o processo computacional.


Confira abaixo a lista com os mais usados em todo mundo:


 
Windows – é uma popular família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, é um produto comercial, com preços diferenciados para cada uma de suas versões. É o sistema operacional mais utilizado em computadores pessoais no mundo.
A versão mais atual do Windows para desktops é o Windows 7, lançado em 2009 e para servidores é o Windows Server 2008 R2.



MacOS – É um sistema operacional proprietário baseado no kernel Unix titulado OpenDarwin, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana Apple, destinado exclusivamente aos computadores da linha Macintosh e que combina a experiência adquirida com a tradicional GUI desenvolvida para as versões anteriores do Mac OS com um estável e comprovado núcleo. A última versão do Mac OS X possui certificação UNIX.
Assim, o Mac OS X, lançado inicialmente pela Apple Computer em 2001, é uma combinação do Darwin (um núcleo derivado do micronúcleo Mach) com uma renovada GUI chamada Aqua. As primeiras versões do Mach (não-micronúcleo) foram derivadas do BSD.


Ubuntu – É um sistema operacional de código aberto construído em núcleo Linux, sendo o sistema operativo de código aberto mais popular do mundo. É patrocinado pela Canonical Ltd.
A proposta do Ubuntu é oferecer um sistema operativo que qualquer pessoa possa utilizar sem dificuldades, independentemente de nacionalidade, nível de conhecimento ou limitações físicas. O sistema deve ser constituído totalmente de software gratuito e livre, além de isenta de qualquer taxa. Já vem com Navegador Mozilla Firefox, BrOffice, aplicativos multimídia e Messenger compatíveis com os já conhecidos.

Debian - é simultaneamente o nome de uma distribuição não comercial livre (gratuita e de código fonte aberto) de GNU/Linux (amplamente utilizada) e de um grupo de voluntários que o mantêm à volta do mundo. Uma vez que o Debian se baseia fortemente no projecto GNU, é usualmente chamado Debian GNU/Linux. O Debian é especialmente conhecido pelo seu sistema de gestão de pacotes, chamado APT, que permite: atualizações relativamente fáceis a partir de versões realmente antigas; instalações quase sem esforço de novos pacotes e remoções limpas dos pacotes antigos. Atualmente o Debian Stable se encontra na versão 6.0, codinome "Squeeze". O Debian Stable procura sempre manter os pacotes mais estáveis, assim, ele mantém o Gnome 2.30 e o KDE 4.4 por padrão. O grande fato de ele conter pacotes mais antigos, garantindo a estabilidade, é o grande foco para servidores.

BSD (Berkeley Software Distribution) - é um Sistema Operacional UNIX desenvolvido pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, durante os anos 70 e 80. Atualmente, o BSD não é um único Sistema Operacional mas sim uma larga família derivada do original.




BeOS   -  Sistema operacional de Código Fechado, multitarefa desenvolvido pela Be Incorporated. O foco do seu desenvolvimento, desde o início, foi em aplicações multimídia sendo escrito com o desempenho em mente que possibilitasse alta performance como o SMP (uso de mais de um processador quando disponível), micronúcleo, multithreading, sistema de arquivos de 64 bits e jornalado, arquitetura cliente-servidor, interface gráfica modularizada e programação orientada a objetos. O BeOS não é baseado em UNIX, nem Windows - é um sistema único e distinto que surgiu como alternativa para produção de trabalhos que envolvem criação.

Haiku - conhecido anteriormente como OpenBeOS, é um projeto que está reconstruindo o sistema operacional BeOS a partir do zero, com uma licença de uso de código aberto. O projeto conta com a ajuda de programadores que participaram do desenvolvimento do BeOS original no esforço de fazer do Haiku um novo BeOS, otimizado para os tempos atuais.


Fonte: 
wikipedia.org
ubuntu.com
aresluna.org

9 comentários:

  1. eu qeria saber os mais usados idiotaa

    ResponderExcluir
  2. eu gostava do windows + quando usei o mac percebi q o windows nao vale nada !!!

    ResponderExcluir
  3. nossa tá falatando muito ai . Os mais usados são os Windows, O Linux, o Mac os e o Android .

    ResponderExcluir
  4. Me ajudou em informatica rss

    ResponderExcluir
  5. Atualizar o Windows mais Atual é o Windows 8.1 bestado e eu queria sabe quais os mais usados burro

    ResponderExcluir
  6. O seu palhaço como vc pode dizer que o windows é uma bosta perto do mac. Faz uma pesquisa dos sistema que mais se atualiza, os mais utilizados e mais pratico de utilizar e que as pessoas mais gosta, um ex: disso é o windows xp que já esta a mais de 10 anos no mercado e tem pessoas que ainda o utiliza.

    ResponderExcluir