Home , � Dicas para não cair em golpes financeiros

Dicas para não cair em golpes financeiros

Comparativo com as principais diferenças entre Marketing Multinível e Sistema Ponzi (Pirâmide Financeira).


Ilustração: Thiago Freitas


Com toda essa confusão na justiça envolvendo as empresas Telexfree, Bbom e outros nomes do Marketing Multinível, muita gente se enrola e inclusive a própria justiça do nosso país não está conseguindo diferir golpe financeiro de MMN (Marketing Multinível). No país existem já em atuação empresas do ramo que estão totalmente isentas de quaisquer acusações de golpe, como a Herbalife, Mary Kay e a Avon.




Clique para ampliar.

Diferenças





O golpe de "pirâmide", foi desenvolvido pelo Italiano Charles Ponzi, que consiste no pagamento de rendimentos anormalmente altos ("lucros") aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real
Já o Marketing Multinível e o Marketing de Rede funciona de uma forma bastante diferente, apesar de formar um pirâmide, o sistema obrigatoriamente tem q ter um produto, e o valor investido deve ser referente ao custo do produto mais um percentual de lucro para a sustentabilidade da empresa em questão. À grosso modo o MMN transforma a venda à varejo em atacado, quando induz ao cliente / investidor a chamar mais investidores, e prometendo lucro se cumprida a meta.

 

O Problema

A questão que confunde muita gente, é que no meio de tantas empresas sérias existem golpistas tentando se passar por empresas de MMN. E o caso as vezes se torna um pouco complexo para ser desmascarado, tanto que no exterior existem a Universidades do Marketing Multinível. 
Nos Estados Unidos, uma forma qua a justiça utiliza para diferenciar os dois sistemas é a chamada regra dos 70%: se a empresa tem 70% ou mais de seu rendimento advindo dos produtos, é marketing em rede, senão é pirâmide .
Grandes nomes mundiais apoiam e recomendam o MMN, dentre eles o empresário Robert Kiyosaki (autor do livro "Pai Rico, Pai Pobre") e o multimilionário Donald Trump. Kiyosaki em particular diz em seus livros que o MMN é a forma mais simples e segura de sair do que chama "Corrida de Ratos".

 

Como investir?

O segredo para não ser enganado é ler bastante, pesquisar sobre a empresa e o produto sobre o qual deseja investir. Nem todo marketing de rede pede investimento financeiro, muito embora, quanto maior o investimento, maior o lucro. Recentemente fiz uma matéria sobre duas formas seguras de investimento que utilizo, em que uma invisto tempo e outra invisto dinheiro. Como ganhar dinheiro online.

Fonte: Wikipédia / "Pai rico pai pobre" R. Kiyosaki / "Nós queremos que você fique rico" D. Trump e R. Kiyosaki

0 comentários to "Dicas para não cair em golpes financeiros"

Leave a comment